Atividade física, aptidäo física, consumo alimentar e maturaçäo sexual em adolescentes de uma escola pública de Ilhabela

Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Nutriçäo to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Objetivo:

Avaliar o nível de atividade física, aptidäo física, consumo alimentar e maturaçäo sexual em adolescentes de 11 a 14 anos de uma escola pública do município de Ilhabela.

Metodologia:

A amostra foi composta por 182 adolescentes estudantes da E. E. Profª Eva Esperança da Silva, que responderam o recordatório de 24 horas para avaliaçäo do consumo alimentar e um questionário sobre a prática semanal de atividades físicas: moderadas, vigorosas e caminhada.

Os adolescentes foram submetidos a uma bateria de testes e medidas para avaliaçäo da aptidäo física que foi composta por:

antropométricas peso (Kg) altura (cm) e índice de massa corporal; metabólica: consumo máximo de oxigênio; neuromotores: força de membros inferiores pelo teste de impulsäo vertical, força de membros superiores utilizando o dinamômetro, força abdominal e agilidade pelo teste de shuttle-run. Para análise estatística dos dados, utilizaram-se teste ôtö de Student, ANOVA ôone-wayö, teste post hoc ôSchefeéö e qui quadrado para associaçöes.

Resultados:

Observou-se que quanto ao nível de atividade física 24,2 por cento dos adolescentes säo muito ativos, 52,7 por cento ativos e 24,2 por cento pouco ativos, näo foi observado nenhum adolescente inativo. A distribuiçäo dos macronutrientes carboidrato, proteína e lipídio se apresentaram em proporçöes adequadas, embora ambos (meninos e meninas) apresentaram consumo de energia abaixo do recomendado. Em relaçäo à aptidäo física, 57 por cento dos adolescentes apresentaram resultados abaixo do esperado para força de membros superiores.

Conclusäo:

Os adolescentes de Ihabela se envolvem regularmente em atividades moderadas, porém necessitam aumentar seu envolvimento em atividades vigorosas, apresentam consumo de energia abaixo do recomendado. Na aptidäo física, apresentam resultados adequados com exceçäo da força de membros inferiores. O nível de atividade física e consumo alimentar parece näo influenciar a aptidäo, pois nesta fase da vida alteraçöes na aptidäo física parecem estar mais relacionadas ao estágio de maturaçäo sexual

More related