Estudo comparativo entre os diâmetros transversos e fluxos sangüíneos das artérias mamária interna, toracodorsal, epigástrica superior e epigástrica inferior profunda, por meio da Dopplerfluxometria colorida, em pacientes submetidos à mastectomia e candidatas à reconstruçäo mamária

Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Tem-se demonstrado que os tecidos do abdômen inferior possuem sua irrigaçäo dependente predominantemente das artérias epigástricas inferiores profundas. Nas reconstruçöes mamárias imediatas pela técnica de microcirurgia, os vasos toracodorsais säo os mais frequentemente utilizados como receptores; porém, nas tardias, estes encontram-se em área agredida pelo esvaziamento axilar e, muitas vezes, pela radioterapia. Os vasos mamários internos, além de se apresentarem em localizaçäo privilegiada por estarem fora da área previamente operada, proporcionam melhor aspecto à mama reconstruída por evitar sua lateralizaçäo. A dopplerfluxometria colorida consiste em método de imagem moderno e tem-se demonstrado eficiente na avaliaçäo dos pedículos vasculares de retalhos. Os objetivos deste estudo foram mensurar o diâmetro transverso, em milímetros, e o fluxo sangüíneo, em mililitros por segundo, por meio da dopperlfuxometria colorida, das artérias epigástricas superior e inferior profunda, toracodorsal e mamária interna, em dezessete pacientes submetidas à mastectomia radical modoficada com esvaziamento axilar há mais de um ano, comparar as variáveis, diâmetros e fluxos sangüneos, destas artérias entre si no lado tratado e no lado oposto, e comparar estas variáveis do lado tratado com as mesmas do lado oposto. Quinze pacientes (88 por cento) haviam sido submetidos à radioterapia postoperatória. Para as amostras relacionadas, na comparaçäo entre os diâmetros e fluxos sangüíneos das artérias avaliadas no lado tratado com os mesmos no lado näo tratado, utilizou-se o teste de Wilcoxon, enquanto, para as amostras independentes, na comparaçäo entre as variáveis das diferentes artérias em cada lado, aplicou-se o teste Mann-Whitney. O nível de significância estatística adotado foi de 5 por cento. O diâmetro transverso da artéria epigástrica inferior profunda no lado tratado (2,0+-0,5mm) foi maior que o mesmo da artéria epigástrica superior neste lado (1,6+-0,4mm) (p=0,0063), o que também pode ser observado no lado näo tratado (p<0,0001). No lado tratado, o fluxo sangüíneo da artéria epigástrica inferior profunda (1,03+-0,80 m/seg) foi maior que o fluxo da artéria epigástrica superior (0,41+-0,41ml/seg) (p=0,0004) e, no lado näo tratado, o fluxo daquela (1,26+-0,71 ml/seg) também foi maior que o fluxo da artéria epigástrica superior (0,35+-0,22ml/seg) (p<0,0001)

More related