Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Objetivo:
Análise das políticas públicas do município de Feira de Santana relacionadas à qualidade de vida da populaçäo, expressa no índice de desenvolvimento humano. Foi realizada uma descriçäo da dotaçäo orçamentária do município no período de 1993 a 2002, enfocando as políticas públicas e açöes de governo relacionadas ao índice de desenvolvimento humano nas áreas de educaçäo, saúde e meio ambiente. O referencial teórico está embasado em qualidade de vida, políticas públicas e cidadania. Método:
Estudo descritivo, que explora aspectos quantitativos e qualitativos através da análise da Lei Orgânica, do orçamento municipal e de entrevistas com secretários do município. Resultados:
A análise temática revelou que a Lei Orgânica do Município contém as diretrizes orientadoras das políticas públicas. A área da educaçäo possui o maior orçamento do município e apresenta 20 por cento de analfabetismo. Implementa, entre outros, curso de alfabetizaçäo de jovens e adultos. Na área da saúde, houve aumento de 34 por cento no orçamento para o ano de 2002, com a perspectiva de mudança para a condiçäo de Gestäo Plena do Sistema de Saúde. Há melhoria dos índices de esperança de vida ao nascer e de mortalidade infantil nas últimas décadas. Na área de meio ambiente, a dotaçäo orçamentária é baixa em relaçäo às necessidades do município; a legislaçäo é avançada. Há déficit de 70 por cento na cobertura de esgotamento sanitário e degradaçäo ambiental através da ocupaçäo irregular das Lagoas. Consideraçöes finais:
As açöes desenvolvidas nas áreas de educaçäo e saúde possuem as maiores dotaçöes orçamentárias na década analisada e estas mantêm convênio com outros órgäos para desenvolver atividades programáticas complementares. A área de meio ambiente possui legislaçäo avançada, porém baixa dotaçäo orçamentária, dependendo de financiamento externo para implantar e implementar as açöes necessárias de saneamento básico