Fatores determinantes da retençäo de peso pós-parto em uma coorte de mulheres com 9 meses de seguimento

Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Nutriçäo to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Objetivo:

Estudar os determinantes da retençäo de peso pós-parto.

Métodos:

Foram estudadas 405 mulheres entre 18-45 anos em quatro seguimentos aos 0, 5, 2, 6 e 9 meses pós-parto. As mulheres responderam a um questionário e tiveram diversas medidas antropométricas aferidas. A variável dependente foi a retençäo de peso pós-parto. O principal procedimento utilizado na análise foi o modelo longitudinal de regressäo linear com efeitos mistos.

Resultados:

Os principais preditores da retençäo de peso  7,5 Kg nove meses pós-parto foram a gordura corporal  30 por cento no primeiro seguimento, ganho de peso gestacional  12 Kg e renda familiar total < 870 reais. Estimativas do modelo final de regressäo longitudinal revelaram que o efeito combinado entre amamentaçäo predominante e percentual de gordura corporal no baseline para mulheres com 180 dias de amamentaçäo predominante, foi de û0,6 e û0,2 Kg/mês em mulheres com 18 por cento e 28 por cento de gordura corporal, respectivamente em contraste com mulheres apenas com 30 dias de amamentaçäo. De cada quilo ganho durante a gestaçäo, 35 por cento permaneceram retidos nove meses pós-parto.

Conclusöes:

O padräo de distribuiçäo da retençäo de peso pós-parto inclui entre os grupos mais expostos, mulheres com baixa renda, baixa escolaridade, com elevado ganho de peso gestacional e com elevado percentual de gordura corporal no baseline. O mais elevado risco observado em mulheres com baixa renda e baixa escolaridade aponta para um novo padräo social de distribuiçäo da obesidade, com concentraçäo nos estratos menos favorecidos. Já a relaçäo inversa com duraçäo da amamentaçäo predominante, comprovou a hipótese de que existe associaçäo entre duraçäo da lactaçäo e obesidade pós-parto. É urgente a implementaçäo efetiva de um programa de acompanhamento nutricional com ênfase no controle da obesidade gestacional e pós-parto

More related