Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Nutriçäo to obtain the academic title of Mestre. Leader:
Objetivo:
Avaliar o estado nutricional de idosos com e sem distúrbios cognitivos, residentes em instituiçäo geriátrica do município de Bragança Paulista. Casuística e métodos:
Caracteriza-se por ser descritivo e transversal, com a utilizaçäo de dados primários colhidos no período de novembro de 2001 a fevereiro de 2002. As variáveis analisadas foram:
sexo, idade, distúrbios cognitivos (DC), escolaridade, atividades de vida diária (AVDs), tempo de internaçäo, circunferência do braço (CB), prega cutânea tricipital (PCT), prega cutânea subescapular (PCS), Indice de Massa Corporal (IMC) e área muscular do braço (AMB). Resultados:
Foram investigados 72 idosos, de ambos os sexos, com idade entre 65 e 90 anos. DC foram observados em 40,3 por cento dos idosos (69,0 por cento do sexo feminino). Verificou-se maior proporçäo (34,5 por cento) de idosos com DC no grupo etário dos 85 aos 90 anos. Nas AVDs, 69,0 por cento desses idosos eram dependentes e 62,1 por cento eram analfabetos, com tempo médio de internaçäo de 7,6 ± 4,7 anos. A avaliaçäo nutricional demonstrou percentual elevado de idosos com valores de CB, PCT, IMC e AMB abaixo dos critérios de adequaçäo, indicando provável desnutriçäo protéico-calórica, principalmente no sexo masculino e no grupo etário dos 80 aos 90 anos (ambos os sexos). Maior proporçäo (27,9 por cento) de idosos sem DC tinham idade entre 70 a 74 anos. Nas AVDs, 86,0 por cento eram independentes e 62,8 por cento apresentaram escolaridade baixa/média, com tempo de internaçäo semelhante (7,4 ± 3,9 anos) aos idosos com DC. A avaliaçäo nutricional mostrou percentual elevado de idosos com valores de CB e AMB abaixo do critério de adequaçäo, indicando também provável desnutriçäo protéico-calórica, principalmente no sexo masculino. Conclusöes:
Considerando os resultados obtidos quanto às variáveis antropométricas, conclui-se que, nos idosos com DC, o grupo etário dos 80 aos 90 anos e o sexo masculino, apresentam maior risco nutricional para desnutriçäo protéico-calórica. Nos idosos sem DC, os homens, independentemente do grupo etário, apresentam maior risco nutricional para desnutriçäo protéico-calórica