Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Materno-Infantil to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Objetivo:
Proceder a uma (re)leitura do risco de morte perinatal partindo da análise da percepçäo materna sobre a experiência da perda. Procedimentos metodológicos:
enfoque qualitativo. A pesquisa foi realizada em Natal, Rio Grande do Norte, nos meses de julho e agosto de 2001. Mulheres com registros de perdas perinatais foram localizadas através das Declaraçöes de Obitos disponíveis na Secretaria Municipal de Saúde de Natal. Entrevistas individuais, com nove mulheres, utilizando roteiro semi-estruturado, foram gravadas. Os dados obtidos foram submetidos à análise de conteúdo. Resultados e discussäo:
A produçäo de sentido transparece no discurso materno através de termos dotados de significado. Na captaçäo dos termos, evidenciou-se que a presença de acontecimentos indesejáveis e de omissöes, instalados nas instâncias assistenciais, contribuiu para as falhas irreversíveis, que implicaram nas perdas ocorridas no decurso da peregrinaçäo da mulher em busca de atençäo e de cuidados compatíveis com a sua necessidade. A possibilidade de resgatar a experiência e de (re)significá-la, demonstrou ser uma particularidade relevante na aplicaçäo do método. Conclusöes:
Na situaçäo da perda a percepçäo materna sobre a morte do filho se expressa através de circunstâncias vivenciais, objetivas e subjetivas. Risco e evitabilidade da morte emergem no discurso materno como categorias localizadas no foco da assistência - no âmbito das relaçöes assistenciais. Destaca a contribuiçäo do método pela possibilidade de resgatar a experiência, de (re)significá-la