Determinantes individuais e contextuais do aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida em cento e onze municípios do Estado de Säo Paulo

Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Nutriçäo to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Objetivo. Tendo em vista a importância do Aleitamento Materno Exclusivo (AME) para a reduçäo da mortalidade infantil, analisou-se a influencia de atributos individuais e características contextuais sobre essa prática. Método. A amostra constitui-se de 34.435 crianças menores de seis meses residentes em 111municípios do Estado de Säo Paulo, os quais realizaram inquérito sobre práticas alimentares no primeiro ano de vida em dias nacionais de vacinaçäo, em 1999. O efeito de atributos individuais (das crianças e suas mäes) e do contexto (características municipais) sobre o AME foi analisado com modelos multinível. Resultados. A prevalência do AME na amostra estudada foi de 13,9por cento {IC 95por cento 13,6 - 14.3}. Foram fatores de risco.

Para a interrupçäo do AME:

baixa escolaridade materna, primiparidade, mäes com idade inferior a 20 anos, crianças do sexo masculino, baixo peso ao nascer e acompanhamento ambulatorial na rede pública. Variáveis sociodemográficas municipais näo influenciaram o AME. Verificou-se influência positiva da existência de açöes individuais. A existência de pelo menos 4 açöes pró-amamentaçäo nos municípios foi capaz de atenuar o risco relativo de desmame da baixa escolaridade e do baixo peso ao nascer e transformar o acompanhamento na rede pública em fator de proteçäo para o AME. Conclusöes. A identificaçäo de grupos de risco para o desmame pode auxiliar na definiçäo de intervençöes apropriadas para aumentar a prática do AME em nosso meio. Os municípios que implantaram açöes pró-amamentaçäo influenciaram positivamente o AME e atenuaram o impacto negativo de atributos individuais.

More related