Treinamento de recursos humanos de lactários: avaliaçäo de sua eficácia no controle higiênico-sanitário de formulaçöes lácteas

Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Nutricao to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Este estudo teve por objetivo avaliar a eficácia do treinamento de recursos humanos de lactários em dois hospitais, sobre a qualidade microbiológica de formulaçoes lácteas, e acompanhar o resultado do treinamento no transcorrer do tempo. Para o diagnóstico de necessidades de treinamento avaliou-se a qualidade microbiológica de 30 amostras de fórmulas lácteas em cada hospital, segundo os indicadores de qualidade microbiológica (contagem de bactérias aeróbias mesófilas facultativas viáveis, contagem de coliformes totais e Esherichia coli e de bolores e leveduras). Quanto à adequaçao, as formulaçoes foram avaliadas segundo os padroes da Portaria nº 63 do Ministério da Saúde de 0610712000. Posteriormente, observou-se todo o processo de preparaçao das formulaçoes a fim de identificar as possibilidades de ocorrência de contaminaçao, multiplicaçao e sobrevivência de microrganismos. A partir deste diagnóstico, elaborou-se e executou-se um treinamento visando atender às necessidades dos serviços. Para avaliaçao do resultado final do treinamento, acompanhou-se a evoluçao da qualidade microbiológica das fórmulas lácteas antes do treinamento (TO) e 1 mês, 6 meses e 18 meses após o treinamento (T1, T6 e T18). Para tanto, avaliou-se após o treinamento, mais 30 amostras de fórmulas lácteas em cada hospital. Decorrido o período de 6 meses e de 18 meses do treinamento repetiuse a avaliaçao da mesma forma. No hospital A, em T0, 90 por cento das amostras de fórmulas lácteas avaliadas estavam adequadas, segundo o padrao microbiológico para bactérias mesófilas, enquanto em T1, T6 e T18, 100 por cento das amostras apresentaram-se adequadas. Já em relaçao aos coliformes totais, 70 por cento das amostras avaliadas estavam adequadas em TO em relaçao ao padrao, 100 por cento adequadas em T1 e T6 e 97 por cento adequadas em T18. No hospital B, 93 por cento das amostras avaliadas estavam adequadas em T0, segundo o padrao microbiológico para bactérias mesófilas. Em T1, 100 por cento das amostras apresentaram-se adequadas, enquanto em T6 e T18, os percentuais de adequaçao reduziram-se para 96 por cento e 90 por cento, respectivamente. O treinamento de recursos humanos de lactário mostrou-se eficaz no controle higiênico sanitário das formulaçoes lácteas. A reduçao das contagens microbianas pode ser atribuída como resultado positivo do treinamento. As recomendaçoes deste estudo baseiam-se em medidas a serem tomadas para assegurar a, garantia da qualidade do serviço prestado aos ...(au)

More related