Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Pneumologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Objetivos:
determinar o efeito do tratamento da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) em pacientes asmáticos graves, nos parâmetros clínicos de controle da asma. Métodos:
pacientes portadores de asma grave e sintomas típicos de refluxo foram avaliados através de questionários para avaliaçao de sintomas respiratórios e digestivos, de qualidade de vida em asma, radiografia de tórax, eletrocardiograma, espirometria, endoscopia digestiva alta, manometria esofágica e pHmetria de 24 horas. Indivíduos selecionados participaram de um ensaio clínico de tratamento com lansoprazol e cisaprida, por 08 semanas, controlado com medidas comportamentais e placebo; de modo randomizado, duplo-cego e paralelo. Resultados:
Vinte indivíduos completaram o estudo. Ambos os grupos obtiveram melhora significativa do escore de qualidade de vida em asma e no escore de sintomas de refluxo, nao sendo observadas diferenças entre os grupos. Obteve-se melhora nao sígnificante estatisticamente no escore de sintomas de asma e no uso de broncodilatador, na média dos PFE noturno e diurno e VEFI, sem diferenças relevantes entre os grupos. Correlaçoes significativas foram estabelecidas entre as variáveis digestivas e respiratórias, antes e após as intervençoes terapêuticas. Conclusoes:
0 melhora dos sintomas da doença do refluxo gastroesofágico, correlacionou-se significativamente com o aumento da média do PFE noturno e diurno, a melhora da pHmetria correlacionou-se com a melhora dos escores de qualidade de vida em asma