Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Farmacologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Com o objetivo de detectar alteraçoes na musculatura lisa intestinal pelo envelhecimento, estudamos simultaneamente a contraçao e a mobilizaçao de Ca2+, com o indicador fura-2 no colon de rato, em varias condiçoes experimentais. Alem disso, estudamos as mudanças de potencial de membrana e abertura do poro de transiçao de permeabilidade (PTP) mitocondrial, usando o indicador TMRE em microscopia confocal. Estudamos também a ultra-estrutura das mitocôndrias e quantificamos células apoptóticas.
Verificamos que:
1-o agonista muscarínico MeCh produziu nos animais velhos, em liquido normal (LN), maior contraçao fásica do que nos animais adultos. Entretanto, a contraçao sustentada e o aumento transiente do Ca 2+ foram semelhantes em velhos e adultos. Alem disso, o efeito máximo foi atingido mais rapidamente para a fluorescência do que para a contraçao, sem diferenças significantes entre velhos e adultos. 2- a Tapsigargina (Tap), que bloqueia a captaçao de Ca2+ pelo retículo sarcoplasmatico, produziu oscilaçoes de Ca2+, que corresponderam a contraçoes espontâneas, com grandes variaçoes individuais, mas sem diferenças detectáveis entre velhos e adultos. Por outro lado, observamos que a contraçao produzida pelo MeCh na presença da Tap, nao se alterou, continuando maior em animais velhos. 3- a cafeína, utilizada para avaliaçao do estoque de Ca 21 sensível à rianodina, produziu aumento transiente de Ca 2+ e contraçao nos dois grupos de animais (adultos e velhos). Por outro lado, reduziu a contraçao e o aumento transiente de Ca 2+ produzido pelo MeCh, tanto nos animais adultos como nos velhos. Após a reduçao, nao foi possível detectar diferenças entre velhos e adultos, possivelmente devido a grande variaçao individual. 4- O protonóforo FCCP promoveu aumento do transiente de Ca2+ e da contraçao, que foram maiores nos animais velhos que nos adultos. Por outro lado, nao foi possível detectar alteraçoes significativas no efeito do MeCh, tanto em relaçao ao controle, quanto entre velhos e adultos, possivelmente devido a grande variaçao individual. 4- Como esperado, tanto a contraçao como a fluorescência por MeCh nao foram reduzidas significantemente em LOCa. Pelo contrario, houve um aumentos das...(au)