Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Gastroenterologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Introduçao:
A infecçao pelo vírus da hepatite C é um dos maiores problemas de saúde do mundo. Cerca de 1/3 dos pacientes infectados podem desenvolver doença avançada do fígado, caracterizada por intensa fibrose e insuficiência hepática. Durante a progressao da doença, a biópsia hepática é necessária para avaliar as alteraçoes estruturais e inflamatórias. Embora normalmente isenta de complicaçoes, a biópsia hepática pode se associar a variabilidade inter-observador, fragmento nao representativo e impossibilidade de repetiçao freqüente do procedimento. Estas dificuldades têm motivado o estudo de marcadores indiretos de desarranjo estrutural hepático, como métodos alternativos para estadiamento da doença crônica do fígado. Objetivos:
Avaliar o índice AST/ALT e os níveis séricos de G-GT, plaquetas e ácido hialurônico como marcadores indiretos de desarranjo estrutural hepático, determinando a melhor combinaçao destes marcadores, expressa através de um modelo matemático, na identificaçao de graus mais avançados de estadiamento. Pacientes e métodos:
Foram incluídos portadores do vírus da hepatite C submetidos à biópsia hepática no período de março de 2000 a outubro de 2001. Os critérios de exclusao foram:
co-infecçao com HIV e/ou HBV, insuficiência renal crônica em diálise, tratamento prévio ou atual da hepatite C, uso de drogas imunossupressoras, abuso de álcool, doenças pulmonares e reumáticas. Foram coletadas, em jejum, amostras de soro para avaliaçao dos níveis séricos da G-GT, plaquetas, AST, ALT e ácido hialurônico. Os resultados da G-GT, AST e ALT foram expressos como índices correspondentes ao quociente dos valores absolutos e os limites superiores de normalidade (LSN). Os fragmentos de fígado foram analisados por um único patologista, que desconhecia as características dos pacientes. A análise estatística foi realizada através do teste do Qui-quadrado, do teste de regressao logística e de curvas ROC. Resultados:
100 pacientes foram incluídos (56 do gênero masculino), com idade variando entre 20 e 72 anos (média 46 ñ 11). Cinqüenta e três pacientes apresentaram risco parenteral para a aquisiçao da infecçao pelo HCV. A ALT estava acima do LSN em 89 e a AST em 69 pacientes. G-GT estava acima do LSN em 62 pacientes. A contagem das plaquetas estava abaixo do limite inferior da normalidade em 24 pacientes. O ácido hialurônico estava acima do LSN em 85 pacientes. O estadiamento...(au)