Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Ciencias to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Objetivo:
Avaliar o comportamento dos parâmetros da coagulaçao e da fibrinólise no plasma de pacientes que tiveram contato com lagartas da espécie Lonomia obliqua. Métodos:
Foram avaliados 105 pacientes entre duas e 150 horas pós contato com Lonomia obliqua, selecionados dentre um total de 201 pacientes atendidos com história de contato com lagarta no período de dezembro de 1998 a junho de 2000 no hospital Regional de Chapecó, SC. As amostras de sangue foram coletadas, no momento da chegada do paciente no hospital, em tubos contendo uma mistura de citrato de sódio e soro antilonômico (SALon) ou citrato de sódio, aprotinina e soro antilonomico (SALon). O TC, TP, TTPA e TT foram analisados em plasma fresco, imediatamente após a coleta da amostra. Os parâmetros especiais da coagulaçao e da fibrinólise foram analisados em plasma congelado no nitrogênio líquido, através de ensaios coagulométricos, cromogênicos e de enzima imunoensaio. Resultados:
Os teste globais foram muito prolongados na maioria dos casos. O fibrinogênio foi o fator mais reduzido, apresentando-se alterado em 87 por cento dos pacientes e a sua medida foi a mais sensível para avaliar alteraçoes da hemostasia. Os pacientes foram, entao, divididos em três grupos de acordo com os níveis de fibrinogênio: Grupo A: Fg <_ 0,5 g/I (N=73); Grupo B: Fg entre 0,51 a 1,5 g/I (N=15) e Grupo C: Fg > 1,5 g/I (N=17). Foi detectada uma reduçao significante do FV, FXIII e PK no grupo A. O FVI11 foi pouco reduzido e o F11, X XII e FvW nao foram alterados. Os marcadores da ativaçao da coagulaçao, tais como, TAT e F1+2 estavam elevados na maioria dos pacientes. Surpreendentemente, a AT nao foi reduzida, apesar dos níveis elevadíssimos de TAT. A PS igualmente nao foi reduzida no entanto, os níveis de atividade da PC apresentaram reduçao significante. Os níveis de atividade do Plasminogênio...(au)