Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Ciencias to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Objetivo:
Avaliar a situaçao epidemiológica da Hepatite B e dos seus genótipos no Estado do Paraná, buscando explicar a alta prevalência da infecçao na regiao Sudoeste deste Estado. Métodos:
Pesquisa dos marcadores sorológicos AgHBs, antiHBc total e anti-HBs em amostras de gestantes e amplificaçao e sequenciamento parcial do gene "S" do genoma do VHB em amostras de candidatos a doadores de sangue AgHBs positivos. As populaçoes estudadas sao provenientes dos municípios de Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrao, Maringá, Londrina e Paranaguá. Resultados:
A prevalência da infecçao pelo VHB no Estado do Paraná foi de 18,5 por cento, obtida em 3.188 amostras de gestantes, sendo que a positividade dos marcadores AgHBs, anti-HBc total e anti-HBs foi de 1,7 por cento, 18,4 por cento e 20,5 por cento, respectivamente. Por município estudados, encontramos as seguintes prevalências da infecçao pelo VHB: Cascavel (24,0 por cento), Curitiba (7,2 por cento), Foz do Iguaçu (24,6 por cento), Francisco Beltrao (38,5 por cento), Londrina (12,8 por cento), Maringá (10,8 por cento) e Paranaguá (10,6 por cento). Em 228 amostras de candidatos a doadores de sangue, o genótipo A foi encontrado em 14,0 por cento das amostras, o genótipo C em 1,3 por cento, o genótipo D em 82,5 por cento e o genótipo F em 1,8 por cento. O genótipo D foi encontrado em 100,0 por cento das amostras de candidatos a doadores de Francisco Beltrao. O genótipo C foi encontrado em doadores do grupo étnico amarelo pertencentes à Londrina e Maringá, municípios com maior número de imigrantes orientais, e o genótipo F foi encontrado em Curitiba e Foz do Iguaçu. Conclusoes:
A prevalência da infecçao pelo VHB no Estado do Paraná pode ser considerada como de baixa endemicidade; em Francisco Beltrao, Cascavel e Foz do Iguaçu, a prevalência da infecçao pelo VHB foi intermediária. A prevalência da infecçao pelo VHB aumenta com a idade, atinge a populaçao de menor nível socioeconômico e com menor nível de escolaridade. A alta prevalência do genótipo D em Francisco Beltrao sugere a entrada do...(au)