Associaçäo entre os estados nutricionais de crianças, adolescentes e adultos pertencentes a famílias pauperizadas: em busca do nexo entre desnutriçäo e obesidade

Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Nutriçäo to obtain the academic title of Mestre. Leader:

A partir da década de 80, registravam-se na populaçäo brasileira, dois problemas nutricionais de natureza diversa: a obesidade em adultos e a desnutriçäo em crianças e adolescentes. Porém a relaçäo entre elas vêm sendo pouco investigadas no Brasil. Sendo assim, torna-se necessário estudar a distribuiçäo intra-familiar dos estados nutricionais, considerando as diferentes fases da vida. O objetivo deste estudo foi caracterizar e estudar a associaçäo por estado nutricional entre adultos, adolescentes e crianças pertencentes à famílias beneficiadas pela cesta básica do Programa Comunidade Solidária do Governo Federal, com renda familiar de 0 a 2 salários mínimos. A avaliaçäo do estado nutricional de crianças/adolescentes foi feita através do indicador Altura/Idade (A/I), considerando como ponto de corte -1 z-score, enquanto que a avaliaçäo do estado nutricional dos adultos foi feita através do Indice de Massa Corporal (IMC), como ponto de corte de 25Kg/m. A verificaçäo dos fatores associados ao estado nutricional de crianças, adolescentes e adultos foi feita através da elaboraçäo de 3 modelos hierárquicos de regressäo logística múltipla. Encontrou-se que 35,6por cento das crianças e 37.5por cento dos escolares/adolescentes apresentavam déficit estatural, enquanto que 57,8por cento das mulheres e 29,4por cento dos homens apresentavam excesso de peso. As altas prevalências de excesso de peso em adultos podem ser provenientes das mudanças ocorridas quanto a forma de utilizaçäo das terras nos municípios estudados. Em virtude dessas mudanças, o padräo de atividade física da populaçäo, principalmente das mulheres foi alterado, tornado-se menos intenso, fato que favorece o ganho e acúmulo de peso. Tanto no caso de crianças como de escolares/adolescentes, o déficit estatural associou-se a baixa estatura do pai da mäe, possivelmente, determinada por fatores sócio-econômicos e ambientais. Nesse sentido é que pode-se falar que a associaçäo entre o estado nutricional de indivíduos de uma mesma família pode ser indicio de perpetuaçäo das carências. Além disso no que se refere às mulheres, encontrou-se que as maiores prevalências de excesso de peso referem-se às mais velhas e de baixa estatura. Pressupondo-se que a obesidade de baixa estatura devido a mecanismos adaptativos, provenientes de privaçöes alimentares ao longo da vida, sugere-se que o excesso de peso e a desnutriçäo (diagnosticada por déficit estatural) possam Ter etiologia comum.

More related