Contribuiçäo ao estudo dos riscos radiológicos associados às técnicas radiográficas convencionais para articulaçäo têmporo-mandibulat (ATM)

Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Odontologia to obtain the academic title of Professor Livre Docente. Leader:

O objetivo deste estudo foi a obtençäo das doses absorvidas em orgäos críticos para a avaliaçäo e comparaçäo dos riscos radiobiológicos advindos de quatro técnicas convencionais para ATM, utilizando placas intensificadoras de terras-raras e filmes ultra-rápidos. As técnicas convencionais comparadas foram a técnica Transorbital, técnica da Tomografia Lateral Corrigida, a técnica Transcraniana e a técnica Submentovértex. As doses absorvidas foram mensuradas após a exposiçäo de um Phantom, munido de DTL de Fluoreto de Lítio em (14) sítios distribuídos nas glândulas tireóide, pituitária, salivares e medula óssea. Os riscos radiobiológicos foram calculados pela UNSCEAR, 1977 e a incidência de câncer fatal por sexo e idade foi calculada pela ICRP, 1977 e ICRP 1990. Baseados nos dados obtidos conclui-se que a menores doses de absorçäo e consequentemente o menor risco radiobiológico associado ocorreu na técnica Transorbital, com uma estimativa de 0,01 câncer por milhäo de exames. A estimativa para a técnica Tomográfica variou de 0,09 a 0,29 cânceres por milhäo de exames e, para a técnica Transcraniana, a estimativa variou de 0,09 a 0,31 cânceres por milhäo de exames. A Técnica Submentovértex foi o procedimento radiográfico que maior dose de exposiçäo teve, com uma estimativa de risco que variou de 0,82 a 2,35 cânceres por milhäo de exames

More related