Plasticidade do núcleo geniculado lateral e do córtex visual primário do cebus apella adulto, após lesões do disco do nervo óptico com laser
Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:
As expressões das proteínas GAP-43, GFAP, Calbindina-D 28kD e Parvalbumina foram estudadas no Núcleo geniculado lateral (NGL) de quatro macacos Cebus apella adultos, previamente submetidos a lesões retinianas maciças nas margens do disco de nervo óptico. As lesões foram feitas por fotocoagulação com laser de Neodimium modificado, com diferentes tempos de sobrevida para cada animal. A expressão de cada proteína foi analisada pela densitometria das imagens digitalizadas, através do programa Image-Analyzer (Image Scion, cortesia da Scion Corp.). Nos dados obtidos foi aplicada a análise de variância (ANOVA) através do tratamento estatístico do SYSTAT 8.0. Paralelamente foram realizadas montagens de imagens aplanadas da camada 4C do córtex visual primário de ambos os hemisférios com o objetivo de comparar a localização topográfica das lesões na área cortical e no NGL. Foi constatado que as expressões da GAP-43 e da GFAP aumentam depois de 1-2 dias da lesão. A este aumento segue-se uma diminuição de expressão após o terceiro dias de sobrevida do animal retornando ao normal após três semanas. As expressões da Calbindina -D 28kD e da Parvalbumina aumentam 1-2 dias depois das lesões, permanecem altas até 9 dias e retornam a níveis normais quatro semanas após a realização das lesões (25-30 dias)