Oxigenador de membrana capilar com fluxo extra-luminal de sangue e drenagem gravitacional: estudo experimental em cães

Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Um sistema de circulação extra-corpórea ideal é o que incorpora um mecanismo de troca gasosa rápida, permite um aquecimento ou esfriamento também rápido e a hemodiluição controlada, ou seja, um único dispositivo (oxigenador) em que se faça a hemodiluição com baixo volume, independente da superfície corporal do paciente. Constatamos que a resistência ao fluxo trans-membrana é mínima e propomos modificação na montagem dos oxigenadores de membrana capilar oca com fluxo extra-luminal de sangue. Visa a possibilidade de manutenção da CEC por período suficiente para a condução de uma cirurgia convencional, com diminuição significativa dos volumes de preenchimento do sistema e hemodiluição controlada. A avaliação estatística dos dados obtidos baseou-se em primeiro lugar no coeficiente de correlação de Pearson entre o fluxo sanguíneo e o gradiente trans-membrana de pressão e, em segundo lugar, entre a PaO2 e o fluxo de gás.

Os parâmetros monitorizados foram:

frequência cardíaca, pressão arterial sistêmica, pressão de átrio direito, fluxo arterial, fluxo de gás, temperatura esofageana, diurese, hematócrito, gases arteriais e seus correlatos (pH, bicarbonato de sódio e desvio de base) e pressão trans-membrana. Foram realizados 10 experimentos no modelo canino para avaliação da condução da circulação extra-corpórea com a nova montagem do sistema. Os animais apresentavam superfície corporal (SC) variando entre 0,84m² e 1,4m². Manteve-se a circulação extra-corpórea por período mínimo de 90 minutos com tempo mínimo de parada cardíaca de 60 minutos. A solução cardioplégica rica em potássio foi administrada por via anterógrada, na raiz da aorta, a cada 10 minutos após pinçamento transverso da aorta ascendente. Com a libertação da pinça aórtica e retomada dos batimentos cardíacos, os animais foram reaquecidos e a circulação extra-corpórea interrompida. As operações com curto circuito cardio-pulmonar foram realizadas sem dificuldades técnicas com bons resultados. Concluímos que a montagem do oxigenador com drenagem gravitacional conforme a modificação proposta permite redução significativa dos volumes de preenchimento do sistema, sem prejudicar a condução da circulação extra-corpórea

More related