Estudo dos seios da face em asmáticos em crise de broncoespasmo

Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Objetivos:

Estudar os seios da face em asmáticos em crise de broncoespasmo.

Métodos:

30 pacientes (73,3 por cento do sexo feminino) em crise aguda de asma atendidos no pronto atendimento de Pneumologia e 30 pacientes (80 por cento do sexo feminino) asmáticos estáveis clinicamente selecionados a partir do ambulatório de asma, foram analisados através de um estudo transversal por questionário de sintomas, por exame físico, por exame otorrinolaringológico, por radiograma e por tomografial computadorizada dos seios da face.

Resultados:

A proporção de pacientes com sintomas crônicos de vias aéreas superiores foi semelhante em ambos os grupos de asmáticos ( 83,33 por cento nos asmáticos exacerbados e 86,66 por cento nos asmáticos estáveis). Os asmáticos exacerbados apresentaram piora dos sintomas de vias aéreas superiores que foram atribuídos a rinossinusite infecciosa aguda em 23,3 por cento. O Radiograma dos seios da face foi menos acurado para detectar alterações como velamento total e nível líqüido que a tomografia computadorizada dos seios da face.

Conclusões:

a prevalência de rinossinusite infecciosa aguda em asmáticos exacerbados foi de 23,3 por cento. Sintomas crônicos de vias aéreas superiores e os exames de imagem foram semelhantes em asmáticos exacerbados e estáveis e o radiograma e a tomografia computadorizada dos seios da face pouco contribuíram para o diagnóstico de infecção aguda dos seios da face. Sintomas crônicos agudizados foram os maiores preditores de rinossinusite infecciosa aguda

More related