Comparaçäo entre os marcadores tumorais citoqueratinas e CEA nas etapas de diagnóstico, estadiamento, prognóstico e associaçäo com recediva no adenocarcinoma colorretal

Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Objetivo:

Avaliar a utilização de dosagens séricas de citoqueratinas e de CEA em relação às etapas de diagnóstico, estadiamento, prognóstico e associação com recidiva em pacientes portadores de adenocarcinoma colorretal.

Métodos:

Foram selecionados 169 pacientes portadores de adenocarcinoma colorretal, submetidos a tratamento cirúrgico na Disciplina de Gastroenterologia Cirúrgica da Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina (UNIFESP-EPM). As cirurgias foram realizadas de dezembro de 1993 a março de 2000. Amostras séricas de 100 indivíduos doadores de sangue do Hospital Geral de São Paulo foram utilizadas como grupo controle na investigação. Os pacientes foram analisados na fase pré-operatória e periodicamente no pós-operatório através de dosagens de marcadores tumorais em soro periférico, exames endoscópicos e de imagem. Foi efetuado tratamento cirúrgico apropriado e no estadiamento empregou-se classificação TNM. As amostras séricas foram estocadas a -20º C. Foram submetidos a cirurgia radical 120 dos 169 pacientes (71 por cento); em 15 as lesões foram consideradas irressecáveis (8,9 por cento). O tempo de seguimento médio correspondeu a 22,3 meses, com perda de 3 doentes (1,8 por cento). Vinte e três apresentaram recidivas no período de estudo, múltiplas em 18 casos e isoladas em 5; estes foram submetidos a nova intervenção em que não foi obtida excisão radical das lesões. As recorrências ocorreram em média 18,09 meses após a cirurgia inicial. O CEA foi dosado por método Delfia©, sendo considerado limite de normalidade 5 ng/ml. As citoqueratinas foram analisadas pelo método LIA-mat© TPA-M Prolifigen©, adotando-se como anormais valores superiores a 72 U/L.

Resultados:

Na etapa de diagnóstico o CEA demonstrou sensibilidade de 56 por cento, especificidade de 95 por cento, valor preditivo positivo de 94 por cento, valor preditivo negativo de 50 por cento e acurácia de...(au)

More related