Estudo da prevalência de anemia e da perda hemática em parto vaginal e cesárea

Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Enfermagem to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Trata-se de um estudo transversal, prospectivo realizado no Serviço de Obstetrícia do Hospital Municipal Vereador José Storópoli, São Paulo, Brasil. A amostra foi constituída por 142 gestantes a termo. Foram excluídas as grávidas com qualquer diagnóstico prévio de doença clínica ou obstétrica. A pesquisa objetivou estabelecer a prevalência de anemia e caracterizar os parâmetros hematimétricos e o estado de ferro das mulheres no momento da internação para o parto e avaliar a influência do tipo de parto sobre a perda sangüínea pelos parâmetros hematimétricos das mulheres nas diferentes fases da parturição.

O estudo foi realizado em três fases:

na admissão, alta hospitalar (36 a 48h) e retorno puerperal (7 a 10 dias). Amostras de sangue venoso periférico foram coletadas pela pesquisadora, no momento da admissão para o parto para mensurar Hb, Htc, VCM, ferro, transferrina, ferritina e saturação de transferrina. Na alta e retorno das mulheres, foram dosados Hb, Htc e VCM. Os resultados obtidos mostraram que 18,0 por cento das mulheres tinham anemia (Hb < 11 g/dl) e 50,3 por cento do total das mulheres, algum grau de deficiência de ferro na admissão para o parto. No momento da alta hospitalar, foi observado redução de hemoglobina e hematócrito em todas as mulheres, independente do tipo de parto. Pelo teste de ANOVA foi possível verificar uma diferença entre os grupos estudados com base nos resultados obtidos na alta e retorno, tanto nos valores de hemoglobina como do hematócrito, o que não foi observado aos valores do VCM. Nas mulheres submetidas a parto fórceps, a redução foi mais acentuada, sendo estatisticamente significante (p=0,000), conforme o teste Post Hoc. A infusão endovenosa de líquidos durante a internação não interferiu na queda de hemoglobina, sobretudo entre as mulheres submetidas a parto fórceps. Concluiu-se de forma evidente que o impacto do tipo de parto...(au)

More related