Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Objetivos:
O presente estudo teve os seguintes objetivos: 1) avaliar a aplicabilidade do índice de Prognóstico Internacional em uma população de pacientes com LDGCB; 2) correlacionar a expressão das proteínas P53, P21 e Mdm2 com a resposta ao tratamento inicial e evolução clínica de pacientes com LDGCB; 3) determinar a importância da expressão das proteínas Bcl-2 e Bcl-6 na resposta ao tratamento inicial e evolução clínica de pacientes com LDGCB; 4) detectar a presença de mutação nos exons 5 a 9 do gene p53 e correlacioná-la à resposta ao tratamento inicial e evolução clínica de pacientes com LDGCB; 5) detectar a presença do rearranjo bcl-2/IgH e correlacioná-la à resposta ao tratamento inicial e evolução clínica de pacientes com LDGCB. Métodos:
Foram analisados, retrospectivamente, os 51 pacientes tratados no ambulatório de LNH do Hospital São Paulo (UNIFESP/EPM) com diagnóstico de LDGCB, no período de janeiro de 1990 a janeiro de 2002, e que apresentavam informações clínicas e blocos de parafina disponíveis para análise imunohistoquímica e molecular. A análise da expressão das proteínas P53, P21, Mdm2, Bcl-2 e Bcl-6 foi realizada por técnicas de imunohistoquímica. A pesquisa de mutação no gene p53 foi avaliada pelo método de PCR-SSCP, seguido de seqüenciamento automatizado das amostras contendo desvio de mobilidade (shift). A pesquisa do rearranjo bcl-2/IgH foi realizada pelo método de PCR para a detecção do rearranjo na região MBR do gene bcl-2. Resultados:
O IPI pôde ser aplicado a esta população de pacientes com LDGCB, confimando seu valor como marcador prognóstico na sobrevida geral (p = 0,029) e como fator preditivo de resposta à terapia inicial (p= 0,003). A expressão das proteínas P53 e P21 se correlacionou com a sobrevida geral, havendo melhor evolução para o grupo de pacientes com expressão de P53 >=10 por cento e P21 >=10 por cento e pior evolução para P53 >=10 por cento e P21 <10 por cento (p= 0,031). A expressão de Mdm2 apresentou tendência à associação com a expressão de P53...(au)