Análise de custos da internaçäo de pacientes de terapia intensiva com infecçöes causadas por Pseudomonas aeruginosa e Acinetobacter baumannii multirresistentes

Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Ciencias da Saude to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Os pacientes graves que requerem cuidados intensivos prolongados estão mais expostos a riscos de adquirirem infecções. Muitas destas são causadas por microorganismos multirresistentes, determinando aumento do período de hospitalização, da mortalidade e dos custos assistenciais.

OBJETIVO:

Avaliar o custo direto das infecções hospitalares por Pseudomonas aeruginosa e Acinetobacter baumannii multirresistentes em unidade de terapia intensiva (UTI).

MATERIAL E MÉTODOS:

Foi realizado um estudo tipo caso-controle na UTI geral de adultos da Disciplina de Anestesiologia, Dor e Terapia Intensiva Cirúrgica do Hospital São Paulo no período de 01 de março de 1997 a 31 de agosto de 1998. Foram considerados pacientes casos os 46 pacientes com infecção hospitalar por A. baumannn elou P. aeruginosa sensível apenas a polimixina B. Quarenta e seis pacientes controles foram selecionados na mesma unidade de internação que não apresentaram infecção hospitalar. 0 sucesso de pareamento foi de 96,57 por cento para os critérios: idade, sexo, data de internação, similar diagnóstico na admissão e número de comorbidades. Foram considerados para análise os custos diretos referentes ao atendimento aos pacientes (diária hospitalar, antimicrobianos, interconsultas, cirurgias, exames laboratoriais, entre outros). Os valores foram estimados em dólar americano, com base na cotação média de dezembro 2001: US$ 1.00 = R$ 2,36.

RESULTADOS:

Foram avaliados 1033 pacientes internados na UTI neste período, equivalentes a 6794 pacientes-dia. Foi utilizado os critérios para o diagnóstico de infecção hospitalar do Nacional Nosocomial Infectíon Surveillance System (NNISS). A média das infecções hospitalares por 1000 pacientes-dia foi de 52,53 e a média das infecções hospitalares por Pseudomonas aeruginosa e Acinetobacterbaumannii multirresistentes foi de 9,95 por 1000 pacientesdia. A pneumonia e a infecção de trato urinário foram as infecções mais freqüentes. A média de permanência na UTI foi 45 dias para os casos e 6,8 dias para os controles (p<0,001), com um custo médio de...(au)

More related