Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Ciencias da Saude to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Objetivo:
Avaliar a influência do tipo e de quantidade diferentes de amostras, e de diferentes técnicas de processamentos do material para obtenção de lâmina de exame, no resultado da citologia oncótica em carcinoma do epitélio transacional de bexiga (CETB). Tipo de estudo:
prospectivo, comparativo, cego. Local:
Setor de Citologia Oncótica, Divisão de Patologia do Instituto Adolfo Lutz de São Paulo e Divisão de Clínica Cirúrgica do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. Método:
Em 98 pacientes portadores de câncer de bexiga, realizamos estudo comparativo de citologia oncótica, entre amostras de urina e de lavado vesical, entre volumes diferentes de amostras (l0ml e 100m1), e entre três diferentes técnicas de obtenção da lâmina de estudo: de esfregaço simples (l0ml e 100m1), de filtro de membrana (l0ml) e de citocentrífuga (l0ml e 100m1), coradas pela técnica de Papanicolaou modificado, classificadas em positivo, suspeito e negativo. Realizaram--se estudo histológico do tumor e classificação pelo critério de Ash. Análise estatística:
Foi utilizado teste Q de Cochran e teste de McNemar, admitindo-se a probabilidade de erro tipo I£ 5 por cento Resultados: Urina - Nos tumores de grau 1, as amostras foram classificadas como positivas em 25 por cento pela técnica de filtro de membrana, 29,2º/o pela citocentrífuga de 10 ml, 18` por cento pelo esfregaço de 10 ml, 44,4 por cento pela citocentrífuga de 100 ml e 32 por cento pelo esfregaço de 100 nnl. Nos tumores grau II, as amostras foram classificadas como positivas em 79,9`V0 pelo filtro de membrana, 73,5 por cento pela citocentrífuga de 10 ml, 68,2 por cento pelo esfregaço de 10 ml, 84,6 por cento pela citocentrífuga de 100 ml e 75,1 por cento pelo esfregaço de 100 ml...(au)