Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Introdução:
Óxido nítrico expirado (ENO) é considerado um marcador inflamatório na asma estando aumentado na ausência de terapia anti-inflamatória. Peróxido de hidrogênio (H202) e leucotrienos cisteínicos (LT-cis) são substâncias inflamatórias não voláteis que ocorrem no ar expirado condensado de pacientes com asma. Montelucaste, um antagonista de receptores de leucotrienos cisteínicos (LT-cis) resulta em melhora de controle da asma e influencia a inflamação eosinofilica brônquica. Objetivo:
A hipótese principal deste estudo foi que a terapia com montelucaste', 10 mg/dia) administrado por duas semanas diminui os níveis de ENO em adultos com asma leve estável. Material e Métodos:
Este estudo é um modelo randomizado, duplo-cego, cruzado, placebo-controlado, tendo um período de uma semana de 'washout" seguida a cada período de tratamento. As concentrações de LT-cis e H202 foram medidas no ar expirado condensado. Vinte pacientes (15 F, 5 M), média de idade de 34,8 anos foram estudados. Resultados:
Montelucaste reduziu significativamente os níveis de ENO em comparação aos níveis basais (d0 52,5 ppb) durante todo o período de tratamento (dl a d14), com o efeito iniciando no dia; (45,9 ppb) e o efeito máximo sendo observado no dia 7 35,7 ppb). Os níveis de ENO não mudaram com placebo. Montelucaste reduziu o escore de sintomas e a variabilidade de pico de fluxo expiratório (PEF`)1 A redução da variablidade do PEF correlacionou positivamente com a redução no ENO. Nenhuma mudança no VEP, ou concentração de H202 no ar condensado foram observados Os níveis de leucotrienos cisteínicos nao foram detectados. Conclusão:
Estes achados são consistentes com um efeito...(au)