Estudos de características farmacológicas e de parâmetros de desenvolvimento e reproduçäo em camundongos transgênicos

Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Farmacologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:

1. - Estudo de Aspectos Farmacológicos do Ducto Deferente de camundongos Knockout Adra 2a-/-.Nossos resultados mostraram que a neurotransmissão no ducto deferente de camundongos knockout Adra2a-/-(que tiveram seus a2A-adrenoceptores deletados) foi afetada, com indicações de menor atividade do mecanismo de retroalimentação negativa mediada por a2A-adrenoceptores havendo também, indícios de uma tentativa de adaptação do tecido à nova situação devido a ausencia desses receptores.

Os principais resultados observados foram:

1- Menor capacidade do agonista a2-adrenérgico, clonidina, de inibir as contrações induzidas por estimulação elétrica, omque indica menor reatividade(mas não ausência) do mecanismo de retroalimentação negativa medido por a2A-adrenoceptores pré-sinápticos. 2- Antagonismo desse efeito inibidor da clonidina por ioimbina, o que indica que a açãodesse agonista ocorre por interação com a2-adrenoceptores, provavelmente de um outro subtipo(a2B ou a2C-) que não o subtipo a2A-adrenérgico. 3- Pequeno aumento da resposta contrátil do tecido à estimulação elétrica de alta freqüência(20Hz). Freqüências mais baixas do que esta não foram alteradas. 4-Menor capacidade de noradrenalina exógena e da a-metilnoradrenalina de causarem contração do tecido muscular, indicando uma possível dessensibilização a1-adrenérgica pós-sináptica...(au)

More related