Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Introdução:
A doença hepática gordurosa não alcoólica representa a hepatopatia mais prevalente no mundo, envolvendo, em média, 20 por cento da população geral. As formas progressivas dessa doença são caracterizadas pela presença de balonização dos hepatócitos e fibrose (tipos 3 e 4 da classificação de Matteoni et al, 1999). Acredita-se que os tipos 1 e 2 (esteatose isolada ou associada a infiltrado inflamatório, respectivamente) não progridam até cirrose e insuficiência hepática. A diferenciação entre tais pacientes só pode ser feita através de biópsia hepática, não havendo nenhum parâmetro clínico ou bioquímico que seja utilizado para avaliar o prognóstico da doença. Objetivos:
analisar a relação entre os níveis séricos de laminina, colágeno tipo IV e ácido hialurônico com achados histológicos e o tipo de doença hepática gordurosa não alcoólica, além de avaliar a capacidade discriminativa dessas proteínas em predizer a presença de fibrose na biópsia desses pacientes. Casuística e métodos:
Trinta pacientes obesos foram separados em 2 grupos: o grupo I foi formado por 19 pacientes com doença hepática gordurosa não alcoólica tipos 1, 2 e 3; o grupo II, por 11 pacientes com doença hepática gordurosa não alcoólica tipo 4. Foram realizadas dosagens de AST, ALT, yGT (método automatizado), ácido hialurônico (método fluorimétrico), colágeno tipo IV e laminina (ELISA, anticorpos comerciais). Na análise estatística utilizamos o teste de Mann-Whitney e o coeficiente de correlação de Spearman. Os valores de corte para os parâmetros estudados foram calculados a partir da curva ROC. Resultados:
Não foram observadas diferenças significantes entre as médias de valores de índice de massa corpórea, ALT, yGT e AST/ALT entre os grupos. O grupo II apresentou média de valores significantemente mais elevados para as dosagens de laminina (p=0,004), ácido hialurônico (p=0,007), colágeno tipo IV (p=0,047) e AST (p=0,01). As dosagens de laminina e de ácido hialurônico correlacionaram-se com a presença de fibrose...(au)