O processo de enfermagem na assistência à parturiente: diagnósticos e intervençöes

Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Enfermagem to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Esta pesquisa de caráter descritivo foi desenvolvida no Centro Obstétrico do Hospital Municipal Vereador José Storópolli (HMVJS) do Município de São Paulo. Apresentou como objetivos elaborar e testar um instrumento estruturado de coleta de dados para assistência à parturiente; identificar e relacionar os diagnósticos de enfermagem mais freqüentes e propor intervenções de enfermagem. A amostra constituiu-se de 180 parturientes com gestação a termo; foram excluídas as que no momento da coleta de dados encontravam-se no período de transição para o expulsivo ou no expulsivo e as com intercorrências clínico-obstétricas. 0 instrumento de coleta de dados foi elaborado com base na estrutura da Taxonomia II, segundo os Padrões de Saúde - Modelo Multiaxial. A pesquisadora realizou a coleta de dados no período de outubro de 2000 a setembro de 2001 durante a admissão da parturiente no Centro Obstétrico e quando a mesma já se encontrava internada, independente do tempo de internação. Foram identificados 29 diferentes diagnósticos, com freqüência, variando de 0,5 por cento a 100º/a, cuja média foi de 11,8 diagnósticos por parturiente.

Os diagnósticos de enfermagem observados em 100 por cento das parturientes foram:

Risco para infecção e Risco para perfusão tissular materno-fetal ineficaz, os fatores de riscos mais freqüentes foram, respectivamente, toque vaginal e contração uterina. Os diagnósticos identificados entre 75 e 99,0 por cento das parturientes foram: Conforto alterado (91,7 por cento), Dor aguda (90,6 por cento), Nutrição desequilibrada para menos que a necessidade (83,9 por cento) e Medo (76,1 por cento). As características definidoras mais freqüentes reconhecidas para os diagnósticos foram, respectivamente, dor (98,8 por cento), evidência observada (100 por cento), relato ou evidência falta de comida (100 por cento) e identificação do objeto do medo/dor (86,8 por cento). Os fatores relacionados identificados em 100 por cento...(au)

More related