Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Ciencias to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Objetivos:
1. Analisar dois sistemas de vigilância epidemiológica (VE) das infecções hospitalares, em um hospital terciário de ensino no Chile; 2. Avaliar a capacidade ele ambos os sistemas de VL cm identificar as infecções hospitalares em um hospital de ensino terciário; 3. Determinar a sensibilidade, especificidade e valor preditivo para os sistemas de vigilância epidemiológica por componentes e sistema por fatores de risco; 4. Analisar o custo para aplicação de cada sistema ele VI estudado; 5. Determinar a aplicabilidade do sistema por componentes cm um hospital ele ensino terciário. Casuística e Métodos:
Foi realizado uni estudo de coorte prospectivo no qual foram avaliados dois sistemas utilizados para VE. Em uma primeira avaliação, determinou-se a incidência das IH no Instituto Nacional del Tórax, Santiago de Chile, entre o período de novembro de 1998 a maio de 1999, aplicando dois métodos de VE: sistema por componentes (sistema NNIS) e sistema por fatores de risco (Anexo 1) no mesmo universo ele pacientes. Em uma segunda avaliação, foram determinados a sensibilidade, a especificidade, o valor preditivo positivo e o valor preditivo negativo para ambos métodos de VE selecionados. Posteriormente, foi feita uma análise de custo atribuído às atividades de VL. Foram cumpridas normas éticas exigidas pêlos Comitês de Ética da Faculdade de Medicina da Universidade do Chile, Comitê do Instituto Nacional dei Tórax e da Universidade Federal de São Paulo. O diagnóstico das IH foi realizado através do estipulado em ambas metodologias Resultados:
Foram avaliados 2.170 pacientes, a distribuição da incidência das IH, foi igual a 52 infecções para o sistema por fatores de risco e 119 infecções para o sistema por componentes. As maiores diferenças de notificação foram as infecções respiratórias baixas (p=0,0098), pneumonias não associadas à ventilação mecânica (p=0,0004) e infecção de sítio cirúrgico (p=0,0013). Ao comparar as taxas de IH para cada 100 saídas, encontramos uma diferença nas taxas de incidência, sistema por fatores de risco (2,39 por cento) e o sistema NNIS (5,48 por cento). A taxa de...(au)