Deficiências e incapacidades de pessoas com doença arterial oclusiva crônica em membros inferiores

Publication year: 1999
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Escola de Enfermagem to obtain the academic title of Doutor. Leader:

A doença arterial oclusiva crônica (DAOC), também denominada aterosclerose, é uma enfermidade com características crônico-degenerativas, que atinge a parede das artérias, manifestando-se freqüentemente nas extremidades inferiores. Este estudo teve como objetivos caracterizar uma populaçäo de pacientes DAOC quanto aos dados biossociais, clínicos e relativos aos fatores de risco, bem como identificar as incapacidades que no cotidiano acarretam modificaçöes na vida dos indivíduos acometidos. A amostra foi constituída de 114 pacientes, usuários do Serviço de Cirurgia do Hospital das Clínicas da UNICAMP, selecionados por meio de listagem contendo a seqüência numérica decrescente do registro geral de prontuário e, agendados para consulta entre os meses de abril a setembro de 1998, no Ambulatório da Disciplina de Moléstias Vasculares Periféricas. Foram realizadas entrevistas, utilizando-se Formulário elaborado para essa finalidade, que incluiu intens para a caracterizaçäo do paciente e de identificaçäo de suas incapacidades. Este último item foi selecionados do Manual de Deficiências, Incapacidades e Desvantagens da Organizaçäo Mundial de Saúde. Os pacientes foram agrupados, de acordo com a deficiência apresentada em: grupo C, com claudicaçäo intermitente, 57 pacientes (50 porcento), grupo A, com amputaçäo, 43 pacientes (38 porcento) e um terceiro grupo SCA, com 14 pacientes (12 porcento), sem claudicaçäo e sem amputaçäo.

Em relaçäo aos dados biossociais na populaçäo estudada houve predomínio de indivíduos:

idosos (79,8 porcento), acima de 60 anos, de cor branca (85,1 porcento) porcento), casadas (64.9 porcento), do sexo masculino...

More related