Preparo para alta pós-cirúrgica: resultados da açäo andragógica observados durante visita domiciliar

Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Escola de Enfermagem to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Devido à precocidade cada vez maior da alta hospitalar pós-cirúrgica, a orientaçäo do paciente torna-se de grande valor para a melhoria do auto cuidado. A aferiçäo dos resultados dessa orientaçäo é uma das formas de garantir a efetividade da intervençäo do enfermeiro. Acredita-se que a aplicaçäo de um modelo educativo que atenda as necessidades específicas do aprendiz adulto possa auxiliar o desempenho competente do enfermeiro no cumprimento da sua tarefa como educador. Portanto, realizou-se uma investigaçäo com os objetivos específicos de: 1) levantar o número de pacientes que tiveram problemas de seguimento relacionados às orientaçöes sobre aspectos gerais, complicaçöes e iniciativas, e 2) verificar a opiniäo dos pacientes sobre a estratégia utilizada para a realizaçäo da açäo educativa. O método utilizado desenvolveu-se em duas etapas. Na primeira etapa (intra hospitalar) realizou-se uma açäo educativa baseada no modelo Andragógico e na fase extra hospitalar utilizou-se a visita domiciliar como estratégia para observar o seguimento do paciente às orientaçöes ministradas.

As principais conclusöes do presente estudo demonstram que:

a) a metade dos pacientes apresentou problemas indicativos do näo seguimento das recomendaçöes técnicas; b) a taxa de 1,4 problemas por paciente parece pequena em relaçäo ao número de problemas possíveis (36); c) o cuidado com a ferida operatória foi o aspecto geral que apresentou maior número de pacientes com problemas; d) a alimentaçäo e a postura corporal foram outros aspectos gerais que apresentaram taxas mais expressivas de pacientes com problemas de adesäo; e) no presente estudo chama a atençäo o fato dos pacientes que receberam orientaçöes específicas relacionadas aos aspectos gerais apresentarem maior número de problemas que aqueles que näo receberam essa orientaçöes; f) quanto ao seguimento das orientaçöes relacionadas as complicaçöes os resultados demonstram que os pacientes seguiram essas orientaçöes; g) a forma como as orientaçöes foram ministradas näo ocasionou grandes dificuldades para a compreensäo dos pacientes e parece ter sido suficiente e agradável; h) a visita domiciliar, neste estudo, parece ser de grande importância para sanar falhas e atender as necessidades näo previstas. Finalmente, parece que os resultados obtidos demonstram que o Modelo de Educaçäo de Adulto (Andragogia) adotado pode ser considerado efetivo e que é de extrema importância o planejamento da alta do paciente cirúrgico e...

More related