Comportamento epidemiológico das meningites na regional de saúde de Piracicaba-SP, 1992 a 2001: impacto da introduçäo da vacina contra o Haemophilus influenzae tipo b (Hib)

Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Escola de Enfermagem to obtain the academic title of Mestre. Leader:

As meningites bacterianas e particularmente aquelas causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b constituem um sério problema de Saúde Coletiva em âmbito mundial, no Brasil e na Regional de Piracicaba locus do presente estudo, que teve como objetivos identificar o comportamento das meningites nessa regional entre 1992 a 2001; identificar o impacto da introduçäo da vacina contra o Hib (a partir do 2§ semestre de 1999); além de identificar algumas características pessoais, sociais e relativas ao processo saúde-doença, das crianças acometidas pela doença. Foram sitematizadas as fichas de notificaçäo compulsória e realizadas entrevistas como os responsáveis pelas crianças acometidas por meningite por Hib, de 1999 a 2001. Os resultados obtidos apontam a ocorrência de aproximadamente 300 casos/ano de meningite, sendo que as bacterianas representam 30 porcento dos casos. As causadas pelo Hib apresentam as maiores incidências entre os menores de 1 ano e a letalidade da doença variou de 12 a 41 porcento. A cobertura vacinal foi superior a 95 porcento. Em 1998, foram notificados 17 casos de meningite por Hib (Coeficiente de Incidência-CI-12,5/100 mil menores de 5 anos) e, no ano 2001, registrou-se 4 casos (CI: 3,9 casos/100 mil menores de 5 anos), com reduçäo de aproximadamente, 73 porcento. As 20 entrevistas realizadas (80 porcento das famílias com crianças acometidas pela doença entre 1999 a 2001), mostram que nenhum caso foi registrado em crianças que receberam 3 doses da vacina. Alguns potenciais indicadores de vulnerabilidade para a doença foram investigados e, em 75 porcento das crianças, pelo menos 3 estiveram presentes, como pouca idade, presença de menores de 7 anos na residência e freqüência à escolas/creche. Os dados obtidos permitem subsidiar intervençöes para monitorar a enfermidade na Regional de Piracicaba e indicam a necessidade de estudos com séries históricas extensas dado que a implantaçäo da vacina é recente

More related