Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Nutriçäo to obtain the academic title of Mestre. Leader:
Objetivo:
Desenhar um Questionário de Freqüência Alimentar (QFA) a partir de Recordatórios de 24 horas para utilizaçäo em estudos epidemiológicos sobre dieta e doenças crônicas näo transmissíveis. Métodos:
Estudaram-se 200 indivíduos, homens e mulheres, de 20 a 65 anos de idade, residentes na Regiäo Metropolitana (RM) de Säo Paulo, que compareciam voluntariamente ao Ambulatório do InCor. Informaçöes sobre o nível sócio-economico, estilo de vida, dados antropométricos, nível sérico de lipídeos e glicose foram obtidas. Analisou-se o perfil de saúde cardiovascular" de acordo com recomendaçöes da European Society of Cardiology. Desenvolveu-se a lista de alimentos do QFA a partir dos Recordatórios de 24 horas, segundo a contribuiçäo percentual de cada alimento para o consumo total de macro e micronutrientes selecionados. Resultados:
A populaçäo estudada apresentou idade média de 41 anos, predomínio do sexo feminino (61,5 por cento) e baixa prevalência de tabagismo (22 por cento) e de sedentarismo (14 por cento). Encontraram-se prevalência de 47 por cento de sobrepeso e 12 por cento de obesidade, e níveis séricos de colesterol elevados para 56 por cento de indivíduos e de LDL- colesterol para 61 por cento. Comparou-se a lista de 98 alimentos selecionados para o QFA com lista de alimentos da POF-1995/96 para a RM de Saö Paulo, observou-se uma concordância próxima de 100 por cento, além de 16 itens a mais identificados pelos recordatórios. O QFA desenvolvido representa 96,5 por cento da calorias totais consumidas pela populaçäo e ao menos 95 por cento da ingestäo de outros 21 nutrientes. Conclusöes:
Considera-se que o QFA desenvolvido, uma vez validado, poderá ser utilizado em estudos epidemiológicos com adultos da RM de Säo Paulo e de outras áreas urbanas semelhantes do país