Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Nutriçäo to obtain the academic title of Mestre. Leader:
INTRODUÇÃO:
A obesidade é uma doença que ocorre como conseqüência do desequilíbrio no balanço entre a energia ingerida e a gasta para a manutenção de processos vitais. A obesidade possui prevalência crescente, assumindo atualmente caráter epidêmico, sendo considerada um dos principais problemas de saúde pública na sociedade moderna. Ela está associada com aumento do risco de desenvolver diabetes mellitus, doenças vasculares, dislipidemias e inúmeras outras doenças crônicas. A lipectomia por sucção é um método bastante efetivo e seguro para redução da adiposidade, porém vários pesquisadores verificaram que a reposição do tecido adiposo pode ocorrer. Dados da literatura têm mostrado que o tecido adiposo é um órgão não apenas de estoque energético, mas também de produção e secreção de várias substâncias com ação local e sistêmica, como fator de necrose tumoral a, interleucinas S e 8, elementos do sistema renina-angiotensina, leptina, metalotioneína e outros. OBJETIVO:
Verificar os efeitos da lipectomia após sete ou trinta dias da cirurgia sobre o metabolismo do fígado, dos tecidos adiposos brancos retroperitoneal e epididimal, do tecido adiposo marrom interescapular e da carcaça de animais normais ou tomados obesos pela administração neonatal de glutamato monossódico - MSG. MÉTODOS:
Ratos Wistar normais ou MSG, com 90 dias de vida, foram anestesiados com Ketamina e Xilazina intraperitonealmente. Em seguida foi feita uma incisão longitudinal mediana no abdômen expondo a cavidade peritoneal para retirada bilateral de parte dos tecidos adiposos retroperitoneal (RET) e epididimal (EPI). Sete ou trinta dias após a lipectomia os animais foram sacrificados por decapitação, e retirados, pesados, congelados a -70ºC e posteriormente processados o RET, EPI, tecido adiposo marrom interescapular (TAM) e o fígado. RESULTADOS:
O modelo de obesidade utilizado neste estudo - o MSG -foi eficaz em promover obesidade nos animais estudados. Após sete dias da lipectomia verificamos principalmente aumento na taxa de lipogênese do RET, EPI e TAM e aumento na captação de lipídio marcado pelos tecidos EPI e TAM nos animais MSG, além de aumento da trigliceridemia nos grupos normal e MSG. Após trinta dias da lipectomia verificamos aumento na taxa de...(au)