A natureza da educação em saúde no ensino fundamental e os professores de ciências

Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação to obtain the academic title of Doutor. Leader: Oliveira, Maurício Pietrocola de

Analisa a atividade didática na área da ES de professores de ciências nos 3° e 4° ciclos das redes de ensino público do município de Florianópolis, SC, Brasil. O estudo foi realizado através de entrevistas semi-estruturadas com vinte docentes. A prática pedagógica dos professores foi analisada quanto aos objetivos propostos, conteúdos desenvolvidos e estratégias didáticas utilizadas.

O resultado das entrevistas foi discutido a partir de aspectos desenvolvidos e analisados na tese:

a presença da ES nos currículos brasileiros, sua relação com o ensino de ciências, a formação de professores em ES, a alfabetização científica, os conceitos de ilhotas de racionalidade e ocasiões de aplicação, além de aspectos éticos envolvidos. A análise das entrevistas e da literatura permite afirmar que a ES na escola tem sido orientada para objetivos alheios e espúrios à instituição escolar. Sustento que é necessário reorientar a ES na escola e fundamentá-la segundo três eixos coerentes entre si: axiológico, epistemológico e metodológico. O primeiro deve permitir que a ES seja desenvolvida como uma integrante do objetivo da alfabetização científica. Esta meta, necessita de um currículo organizado de modo a oportunizar enfoques interdisciplinares, permitindo, ao mesmo tempo, que as disciplinas tenham significado para os alunos e a valorização delas como instrumentos privilegiados de compreensão do mundo. Por fim, esses dois aspectos materializam-se na sala de aula através da construção das ilhotas de racionalidade e da utilização de ocasiões de aplicação.

More related