Comparaçäo cefalométrica entre crianças com e sem hábitos de sucçäo

Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Odontologia de Araçatuba to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Neste estudo realizou-se a comparaçäo cefalométrica de crianças, com idade de 8 a 10 anos com e sem hábitos de sucçäo de chupeta ou polegar, utilizando algumas grandezas cefalométricas as quais foram divididas para permitir uma melhor interpretaçäo: componentes dentários (1.NA; 1-NA; 1.NB; 1-NB); Padräo de crescimento cefálico (SN.Gn e SN GoMe) e, proporçäo da altura facial (S-Go/N-Me x100). A amostra constou de 80 teleradiografias em norma lateral, dividida em dois grupos da seguinte forma: GRUPO I - referente a 40 crianças com hábitos e GRUPO II - correspondente a 40 crianças sem hábitos. A amostra foi composta por radiografias em norma lateral de pacientes näo submetidos a tratamento ortodôntico, pertencentes a Disciplina de Ortodontia da Faculdade de Odontologia Campus de Araçatuba - UNESP.

Os resultados obtidos pelas grandezas cefalométricas sugerem:

as crianças com hábitos de sucçäo estäo mais propensas ao desenvolvimento de protrusäo dos incisivos superiores e inferiores, e a um padräo de crescimento vertical cefálico. Este estudo conclui que os hábitos de sucçäo, säo fatores determinantes na modificaçäo das estruturas dentárias e esqueléticas representada pela inclinaçäo dos incisivos e rotaçäo póstero inferior da mandíbula

More related