Caracterizaçäo e avaliaçäo da biocompatibilidade do titânio submetido a diferentes tratamentos de superfície

Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Odontologia de Araçatuba to obtain the academic title of Doutor. Leader:

O objetivo do presente estudo foi avaliar a biocompatibilidade do Ti com diferentes tratamentos de superfície utilizando cultura de osteoblastos. As superfícies dos discos de Ti comercialmente puro foram preparadas por meio de usinagem (T1), usinagem + HNO3 (T2), usinagem + jateamento com Al2O3 (T3) e usinagem + jateamento com Al2O3 + HNO3 (T4). As superfícies foram avaliadas quanto a rugosidade e a topografia.

Osteoblastos obtidos pela diferenciaçäo de células de medula óssea de ratos foram cultivados sobre discos de Ti e os seguintes parâmetros foram avaliados:

adesäo e proliferaçäo celular, medida de proteína total, atividade de fosfatase alcalina e formaçäo de nódulos de matriz mineralizada. Os dados foram comparados por meio de ANOVA. Näo houve diferença nas superfícies quanto a rugosidade e observou-se, por meio de microscopia eletrônica de varredura, que T3 e T4 mostraram topografia mais irregular. Tanto a adesäo após 4 e 24 horas como a proliferaçäo celular após 7, 14 e 21 dias näo foram afetadas pelos tratamentos de superfície. A quantidade de proteína total avaliada na superfície T4 foi menor do que nas outras superfícies após 14 e 21 dias de cultura. Näo houve diferença entre as superfícies na atividade de fosfatase alcalina nos períodos de 14 e 21 dias. A formaçäo de matriz mineralizada após 21 dias de cultura foi menor sobre as superfícies T3 e T4. Estes resultados sugerem que estes tratamentos de superfície com jateamento ou a combinaçäo do jateamento e ataque ácido interferem negativamente com a biocompatibilidade do Ti

More related