Vivenciando a comunicaçäo entre a equipe de enfermagem e os pais de recém-nascidos de alto risco: um estudo de caso

Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Enfermagem to obtain the academic title of Mestre. Leader:

A unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) é um local de tecnologia avançada onde encontramos equipamentos que auxiliam na assistência ao recém-nascido grave, que embora sejam necessários para salvar vidas, podem criar um ambiente ameaçador para os pais de RN de alto risco. Para a equipe de enfermagem atuar na UTIN é necessáric superar vários desafios e dentre esses, destacamos o dominar toda a parafernália tecnológica e realizar cuidados ao trinômio recém-nascido-mãe-pai, alicerçadas em uma visão holística. Nos últimos tempos, a presença dos pais na UTIN, tem sido cada vez mais freqüente o que não contribuiu para a redução da angústia e ansiedade vivenciadas por eles neste momento crítico. A comunicação é uma estratégia essencial para dar início, manter e fortalecer o relacionamento entre equipe de enfermagem e os pais, criando assim um elo forte entre os pais que necessitam de cuidados psicoi emocionais e a equipe qualificada para proporcionar este apoio. Face ao exposto, c objetivo deste estudo foi conhecer como se dá a comunicação entre a equipe de enfermagem e os pais de RN de alto risco. A opção metodológica escolhida foi o estudc de caso, realizado em uma UTIN de um hospital escola da cidade de São Paulo.

A análise das observações e entrevistas nos permitiu a construção das seguintes categorias:

Comunicação Terapêutica e Comunicação Não Terapêutica. Os resultados demonstraram que houve quase o mesmo número de cenas descritas de comunicação terapêutica) e não terapêutica Na comunicação terapêutica' os aspectos mais observados foram a utilização de técnicas de comunicação verbal dos grupos de expressão e clarificação. Na comunicação não-verbal cinésica, o aspecto mais citado foi o olhar e da proxêmica, foram os tipos de distâncias Na comunicação não terapêutica) os aspectos relevantes foram os modos de comunicação verbal) desconfirmação e negação. Outro aspecto ressaltado, o toque foi pouco observado entre a equipe de enfermagem e os pais de RN de alio risco. 0 desafio da equipe de enfermagem é aprender mais sobre comunicação manifestada pelos pais, buscando decodificá-las nas suas formas...(au)

More related