Validaçäo do diagnóstico de enfermagem, risco para vinculaçäo pais-filho alterada

Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Enfermagem to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Este trabalho é um estudo descritivo, prospectivo e analítico que teve como objetivo geral a validação do diagnóstico de enfermagem "Risco para vinculação pais-filho alterada" e como objetivo específico comparar a interação mãe-filho entre puérperas adolescentes e adultas em relação aos cuidados prestados a seus recém-nascidos. A amostra constituiu-se de 100 puérperas internadas em uma unidade obstétrica de um Hospital Geral da cidade de São Paulo. O instrumento utilizado foi um protocolo de coleta de dados elaborado pela autora da pesquisa. Os testes estatísticos utilizados para a análise dos dados foram a Prova exata de Fisher, Teste do qui quadrado e Teste de Mann - Whitney.

A análise dos dados validou os fatores relacionados deste diagnóstico e os principais foram:

"História de relacionamento inefetivo com os pais" 40 por cento; "Falta de conhecimento ou um modelo disponível para o papel" 35 por cento; "Problemas de saúde" 33 por cento; "Problemas econômicos" 22 por cento; "Ser adolescente" e "Dificuldade em adiar a própria gratificação para a gratificação do bebê" 20 por cento; "Monitorização do atendimento intensivo" 18 por cento; "Gestação indesejada" 17 por cento; "Problemas de relacionamento" 14 por cento e "Desapontamento com a criança" 8 por cento. Conclui-se com este trabalho que o diagnóstico de enfermagem "Risco para vinculação pais-filho alterada" originário da Taxonomia I da NANDA é clinicamente válido para a assistência de enfermagem em nosso meio e, provou-se também que a puérpera adolescente expressa maior interesse em cuidar de seu filho em relação à puérpera adulta

More related