Diarréia nosocomial em unidade de terapia intensiva

Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Enfermagem to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Esta é uma pesquisa epidemiológica, com desenho caso - controle, realizada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em um hospital público em Santo André/ SP, no período de Janeiro a Outubro de 2002, com o objetivo de detectar os principais fatores de risco para diarréia adquirida na UTI. Foram eleitos 49 pacientes com diarréia (casos) e 49 pacientes sem diarréia (controles), pareados por sexo e idade. Realizou-se coprocultura e ensaio imunoenzimático para toxinas AIB de Clostridium difficile nas fezes dos pacientes - caso. Foram encontrados 14 pacientes com coprocultura positiva para Pseudomonas aeruginosa e 22 pacientes com ELISA positivo para Clostridium difficile.

Os resultados obtidos demonstraram que os fatores possivelmente associados à diarréia nosocomial são:

uso de antibióticos (p=0,001), uso de Ceftriaxone (p=0,001), presença de infecção hospitalar ou não (p=0,010) e tempo de internação (p=0,0001)

More related