Obstruçäo de sondas nasoenterais em pacientes cardiopatas

Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Enfermagem to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Este estudo teve como objetivo identificar a ocorrência de obstrução de sonda nasoenteral e a existência de associação com as variáveis:

formulação da nutrição enteral, associação de fórmulas, infusão da nutrição enteral administração de medicamentos e procedimentos de suporte terapêutico. Trata-se de pesquisa quantitativa, descritiva e prospectiva, realizada na Unidade de Terapia Intensiva e Unidade Coronária de um hospital particular, especializado em cardiologia, do Município de São Paulo. A amostra constituiu-se de 60 pacientes submetidos, ou não, a procedimentos cirúrgicos, com prescrição de terapia nutricional enteral por infusão contínua através de sonda nasoenteral calibre 8 French. Em razão do pequeno tamanho da amostra, utilizou-se o teste exato de Fisher (p=0,05) para verificar a existência, ou não, de associação das variáveis selecionadas e o evento estudado. Os resultados do estudo evidenciaram a ocorrência de obstrução da sonda nasoenteral em cinco pacientes (8,3 por cento) e que as variáveis diminuição do fluxo da nutrição enteral pela bomba infusora e dificuldade para irrigar a sonda nasoenteral associaram-se estatisticamente a esse evento. Embora os pacientes tenham recebido diversos tipos de medicamentos pela sonda nasoenteral e que um volume menor de água tenha sido usado para a manutenção da perviedade da sonda em decorrência da cardiopatia, o número de ocorrências de obstrução situou-se dentro da faixa descrita na literatura. Conclui-se, então que: a ocorrência de obstrução da sonda nasoenteral na amostra foi de 8,3 por cento sendo que, somente a diminuição do fluxo da nutrição enteral pela bomba infusora e a dificuldade para irrigar associaram-se estatisticamente com obstrução da sonda nasoenteral. Considerou-se que a instituição de um protocolo para manutenção da perviedade da sonda foi uma prática decisiva para a reduzida ocorrência de obstrução da sonda nasoenteral

More related