Publication year: 1997
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Pneumologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:
OBJETIVOS:
Dimensionar o valor da atividade da adenosina deaminase (ADA), isolada e em combinação a outras variáveis de fácil acesso, baixo custo e simples obtenção no diagnóstico etiológico da tuberculose pleural (TBP) e sua aplicabilidade no diagnóstico da TBP em pacientes infectados pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH). CASUÍSTICA E MÉTODOS:
Estudo retrospectivo de pacientes maiores de 14 anos, portadores de derrame pleural não empiemático, submetidos a toracocentese e biópsia pleural por agulha, com a ADA dosada pelo método de Giusti, matriculados consecutivamente no Instituto Clemente Ferreira - São Paulo, no período de 1990 a 1994. O diagnóstico da TBP foi estabelecido pela recuperação do bacilo em cultura do escarro, líquido ou fragmento pleural elou achado de granuloma sugestivo ou típico de tuberculose na anatomopatologia do fragmento. O derrame não tuberculoso (DNT) diagnosticado quando presente três parâmetros entre a história clínica, radiologia, bioquímica e citologia do líquido pleural, anatomopatologia, outros exames complementares e evolução do tratamento. A sorologia anti-VIH foi realizada em uma amostra dos pacientes pelos métodos de ELISA e "WestenBlots". Três variáveis, que correspondiam aos objetivos do estudo, foram selecionadas para avaliação combinada com a ADA: a concentração de proteínas (CPT) e a taxa de linfócitos (TLF) no líquido pleural e a idade (IDD). Os resultados foram analisados estatisticamente por testes do qui-quadrado e "student", os níveis de corte definidos pela maximização da sensibilidade e especificidade através da curva ROC, avaliados os valores diagnósticos e a contribuição independente no, diagnóstico etiológico da TBP pela regressão logística múltipla das quatro variáveis. RESULTADOS:
Foram revistos 417 pacientes, 268 com TBP (47 VIH-negativos e 21 positivos) e 149 com DNT (33 VIH negativos e 8 positivos). Os valores médios das variáveis analisadas apresentaram diferenças estatisticamente significantes entre os pacientes com...