Caracterizaçäo experimental e possível participaçäo de espécies reativas de oxigênio em um modelo animal de discinesia orofacial
Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Farmacoogia to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Funcionalmente incapacitaste e esteticamente d esfigurante, a discinesia tardia é considerada não apenas o principal efeito colateral decorrente do tratamento com antipsicóticos, como a principal desordem iatrogênica do movimento. Caracterizada por hipercinesias buco-linguo-mastigatórias involuntárias e por vezes irreversíveis, a discinesia tardia e desprovida de tratamentos comprovadamente eficazes a longo prazo. Paralelamente, a característica tardia de seu desenvolvimento limita acentuadamente a viabilidade de estudos clínicos prolongados adequadamente controlados. Nesse contexto, a caracterização e validação de modelos animais dessa desordem de movimento torna-se imperiosa. Em meados da década de 1990, Neisewander e colaboradores propuseram um novo modelo animal para a discinesia tardia: o aumento do número de protrusões de língua induzido pela administração repetida do depletor monoaminérgico reserpina em ratos. Esse trabalho clássico aliado a outros estudos que se seguiram, trouxeram importantes evidências em suporte a essa proposição. Com efeito, o aumento de protrusões de língua induzido pela administração repetida de reserpina em ratos preenche alguns quesitos concernentes tanto a aspectos fenomenológicos e clínicos como a hipóteses fisiopatológicas da discinesia tardia em humanos. Não obstante, enquanto a caracterização fenomenológica/temporal e farmacológica/mecanicística do modelo ainda é incipiente, sua confrontação com os preconizados fatores de risco da doença é...(au)