A biópsia com agulha fina no estudo de lesöes intraoculares suspeitas de melanoma maligno primário da coróide

Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Oftalmologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Objetivos:

Estudar o uso da biópsia aspirativa com agulha fina (BAAF) nas lesões intraoculares suspeitas de melanoma da coróide: técnica, implicação clínica, as amostras consideradas insuficientes para diagnóstico e a correlação entre citologia e histopatologia nos casos submetidos à cirurgia.

Pacientes e Métodos:

Estudados seqüencialmente todos os pacientes submetidos à BAAF devido à suspeita de neoplasia maligna intraocular entre janeiro de 1984 e janeiro de 2001. As biópsias foram sempre realizadas em ambiente cirúrgico, sob anestesia loco-regional, sedação e cuidados de assepsia padronizados para cirurgias intraoculares. As BAAF para correlação cito-histológica foram realizadas imediatamente após a enucleação, ainda em ambiente cirúrgico para manter as condições assépticas da amostra. A técnica usada foi previamente descrita.

Resultados:

O grupo, formado pelos 271 pacientes com suspeita de melanoma da coróide, foi composto por 151 indivíduos do sexo feminino, com idades entre 6 e 91 anos (M=55,1ñ17,3 anos), todos brancos. As lesões tinham dimensões médias de 10,7 por 11,7 mm de base e 6,0 mm de espessura. As biópsias foram para correlação cito-histológica em 110 casos (40,6º/a) e, com finalidade diagnóstica em 161 casos (59,4 por cento). Foi obtido material suficiente para diagnóstico em 86 por cento dos casos e a sensibilidade da BAAF como teste diagnóstico neste grupo foi 98 por cento.

Conclusões:

A BAAF se mostrou eficiente para colher amostras de tumores de segmento posterior e definiu ou mudou o diagnóstico de 46 por cento dos casos suspeitos. A correlação cito-histológica foi possível em 99 por cento dos casos. Naqueles casos cujo material colhido foi insuficiente para diagnóstico, as lesões eram pequenas e causavam menos sintomas nos pacientes

More related