Esquizofrenia: estudo neuropsicológico da atençäo, como contribuiçäo para o diagnóstico diferencial com psicose epilética esquizomorfa inter-ictal

Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Psiquiatria to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Objetivo:

Verificar, através da avaliação neuropsicológica, se a capacidade de atenção de pacientes com esquizofrenia difere daquela de pacientes com psicose esquizomorfa inter-ictal associada às epilepsias, comparados a controles normais.

Método:

Compuseram a amostra 36 pacientes com esquizofrenia, 28 com epilepsia e psicose esquizomorfa interictal e 47 controles normais, num total de 111 sujeitos. Foram incluídos todos os pacientes encaminhados que preencheram os critérios diagnósticos segundo o DSM-IV, a Classificação Internacional das Crises e das Síndromes Epilépticas e a Classificação de Pilo para os transtornos mentais inter-ictais esquizomorfos associados às Epilepsias. Todos os sujeitos foram submetidos a uma bateria de testes neuropsicológicos, além dos exames: clínico neurológico (soft signs), Nível de Inteligência, EEG e RNM, após terem assinado o Termo de Consentimento Informado.

Resultados:

Com relação à idade e escolaridade, não houve diferença significante entre o grupo de pacientes com esquizofrenia e os controles normais, porém os pacientes com epilepsia e psicose esquizomorfa mostraram-se significantemente mais velhos e com menor escolaridade que os esquizofrênicos e os controles normais, porém sem significância na clínica. Quanto ao nível intelectual, ambos os grupos de pacientes mostraram inteligência inferior aos controles normais, pior nos epilépticos. Nos testes de atenção seletiva, ambos os grupos de pacientes mostraram resultados significantemente piores do que os indivíduos do grupo de controles normais. Nos testes de atenção alternada, apenas os epilépticos mostraram resultados significantemente piores do que o grupo de controles normais. Quanto aos testes de...(au)

More related