Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Enfermagem to obtain the academic title of Mestre. Leader:
Objetivos:
caracterizar as enfermeiras e seu conhecimento sobre biossegurança; relacionado com fatores pessoais, de formação profissional e ocupacionais; verificar a ocorrência de acidentes com materiais biológicos; identificar a cobertura vacinal dessas enfermeiras. Metodologia:
pesquisa epidemiológica analítica, com desenho transversal não controlado. A partir da população de 490, constituiu-se amostra estratificada de 90 profissionais enfermeiras de dois hospitais da rede pública do Município de São Paulo, que responderam a um questionário estruturado. Resultados:
houve predomínio do sexo feminino (87,8 por cento), com faixa etária inferior a 30 anos (42,2 por cento). A Odss Ratio = 1,167 mostrou que as enfermeiras do hospital A apresentaram a mesma chance de sofrer acidentes que as do B. As enfermeiras assistenciais mostraram maior chance Odds rabo =8,617 de sofrer acidentes em relação às encarregadas. Houve relação significativa entre o grau excelente de conhecimento e as enfermeiras do hospital A (p= 0,008); com menor tempo de experiência profissional (p= 0,033); houve uma tendência de relação entre conhecimento excelente e ausência de treinamento em biossegurança (p= 0,096). Conclusões:
as enfermeiras mais jovens e que se formaram recentemente, demonstraram melhores níveis de conhecimento sobre biossegurança, provavelmente por terem recebido no Curso de Graduação conhecimento a respeito das normas atualizadas. Ao se verificar a classe de conhecimento sobre precauções e isolamentos, as enfermeiras apresentaram média porcentual de acertos inferiores quando comparada as outras classes de conhecimento a respeito de biossegurança; Independente de treinamento sobre biossegurança, mostraram bom nível d conhecimento. Os acidentes com respingos de fluidos corpóreos ocorreram e todos os setores; a cobertura vacinal contra hepatite B foi elevada em ambos o hospitais pesquisados