Estudo das habilidades do processamento auditivo em escolares na cidade de Bauru SP

Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:

O distúrbio do processamento auditivo tem sido relacionado a um baixo desempenho escolar em crianças. O objetivo do presente estudo foi identificar a prevalência de alteraçöes nas habilidades auditivas, os fatores de risco e as características comportamentais associadas a estas alteraçöes. Duzentos e dez crianças em idade escolar foram submetidas a testes do processamento auditivo e medidas eletrofisiologicas. Os resultados mostraram 32,38 por cento (IC 95 por cento: 24,59 por cento a 40,18 por cento ) de prevalência.

Foi realizada regressäo logística múltipla que mostrou que os principais fatores de risco foram:

hipoxia perinatal, infecçäo de orelha média, latência de Pa no Potencial Evocado Auditivo de Média Latência e latência do P300 alteradas, e limiar auditivo maior que 10dBNA em uma ou mais freqüências. As características comportamentais encontradas nas crianças em idade escolar foram baixo desempenho escolar, dificuldade de localizaçäo sonora, vocabulário pobre e problemas de obediência à regras

More related