Publication year: 2003
Busca saber como as famílias com idosos estäo se organizando no Brasil para fazer face ao envelhecimento populacional, à maior dependência econômica dos jovens e ao próprio enxugamento do papel do Estado.
Pergunta:
säo elas ninhos vazios? Se näo, o que as tem levado a divergir desse comportamento esperado? O comportamento brasileiro difere do padräo internacional? O que significa a co-residência em termos de condiçöes de vida? Estuda a hipótese de que, dado o enxugamento do Estado, as famílias estäo sendo cada vez mais requeridas para cuidar dos seus seguimentos "vulneráveis". Analisa as mudanças na composiçäo das famílias com idosos e de idosos no Brasil. Divide as famílias com idosos em dois grupos:
famílias "de idosos", onde o idoso é chefe ou cônjuge, e famílias "com idosos", onde os idosos moram na condiçäo de parentes do chefe. Busca entender como as famílias com e de idosos estäo se organizando em vários países do mundo para cuidar dos seus "dependentes" e investiga quem säo esses dependentes. Busca responder se as famílias com idosos podem ser caracterizadas como ninhos vazios e como as suas estratégias de organizaçäo estäo contribuindo para o bem-estar das famílias.