Publication year: 2002
Discute a relaçäo entre envelhecimento e dependência e o papel das políticas sociais perante as condiçöes de domicílio dos entrevistados.
Pergunta:
se ser idoso hoje é diferente de ser idoso no passado; se sim, quais as condiçöes de vida que säo afetadas; e como as políticas de previdência social estäo afetando essas condiçöes. Observa quatro dimensöes de vida do idoso:
arranjos familiares, condiçöes de saúde, atividades econômicas e renda. Analisa dados do PNADs (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 1981 e 1999. Percebe uma mudança de "status" do idoso dentro da família, com modificaçäo de seu papel tradicional de dependente para o de provedor. Aponta como fatores responsáveis, a expansäo da cobertura da seguridade social e das políticas de saúde e os avanços na tecnologia médica. Observa que melhores condiçöes de vida para os idosos têm implicado custos elevados para a seguridade social e as políticas de saúde. Afirma que os efeitos inesperados da expansäo da cobertura da seguridade näo devem ser negligenciados em nenhuma avaliaçäo de política pública. Vê a política de seguridade social como uma política moderna capaz e reduzir a pobreza no Brasil.