Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento Epidemiologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Objetivos:
Descrever a incidência, os fatores entomológicos e os ambientais para análise do perfil epidemiológico da dengue no município de Maceió. Métodos:
O estudo compreendeu o período de 1997 a 2002, utilizando-se de dados secundários sobre casos de dengue, índice de infestaçäo por Aedes aegypti, temperatura e chuva, obtidos, na Fundaçäo Nacional de Saúde e Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas. Os coeficientes foram calculados para anos, meses e bairros. O índice Predial e a chuva foram obtidos mensalmente. Teste de correlaçäo estatístico foi empregado para observar associaçöes entre as variáveis chuva, temperatura, incidência e índice de infestaçäo vetorial. Resultados:
Os coeficientes de incidência anuais no período de estudo variaram de 3,3 a 65,4 casos por 10.000 habitantes, enquanto que as incidências mensais variaram de 1,1 a 229,3 casos por 100.000 habitantes. Nos anos de 1999, 2000 e 2001, as incidências para dengue no município estiveram em torno de 3,9 casos por 10.000 habitantes. Verificou-se que o maior número de casos notificados ocorreu entre a 9ª e 25ª semanas epidemiológicas, período referente aos meses de março a junho. As faixas etárias menos de 14 anos; 15 a 49 anos e 50 e mais, mostraram valores diferentes segundo o ano examinado. Análise comparativa entre os anos epidêmicos de 1998 e 2002 mostrou que apenas os meses de março a junho apresentaram coeficientes entre 17,3 a 39,0 casos por 100.000 habitantes. O coeficiente de incidência foi sempre maior no sexo feminino no período. Conclusöes:
O padräo sazonal da dengue em Maceió revelou níveis de ocorrência mais elevada no primeiro semestre de cada ano. Ficou claro que as condiçöes ambientais favoreceram a endemicidade dos três sorotipos da dengue. A medida da infestaçäo pelo índice Predial (IP) revelou uma distribuiçäo näo homogênea da presença de Ae. aegypti entre os bairros de Maceió.