O sofrimento no trabalho entre servidores públicos: uma análise psicossocial do contexto de trabalho em um tribunal judiciário federal

Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Ambiental to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Objetivo. Descrever e analisar a representaçäo social do sofrimento no trabalho entre um grupo de servidores de um Tribunal Judiciário Federal. Metodologia. Com base em estudo exploratório, construiu-se o roteiro de entrevista semi-estruturada, abordando os seguintes principais tópicos: a) caracterizaçäo profissional; b) descriçäo do trabalho; c) sofrimento no trabalho - como o define, explica e sente; d)expectativas profissionais. Foram entrevistadas 37 pessoas, dentre as quais dirigentes e servidores de 15 setores. Resultados.

A representaçäo social do sofrimento no trabalho foi organizada em 3 agrupamentos de sentido:

1) Elementos constitutivos: injustiça no ambiente de trabalho, volume cumulativo de trabalho, näo reconhecimento pelo trabalho, falta de autonomia, estagnaçäo profissional (angústia da ôestaca-zeroö), opressäo por parte de superiores; 2) Elementos moderadores: critérios explícitos de concessäo de gratificaçöes, relaçöes sociais positivas no ambiente de trabalho, aprendizado no trabalho, gerenciamento adequado do volume de trabalho por parte de dirigentes, estratégias de enfrentamento (distanciamento afetivo das causas dos processos, descomprometimento com o trabalho, busca de outras oportunidades dentro da instituiçäo por meio de contatos pessoais, estudar para ingressar em carreiras jurídicas como a magistratura, investir afetivamente e intelectualmente em dimensöes da vida extra-trabalho); 3) Expressöes do sofrimento: medo, sentimento de auto-desvalorizaçäo, desesperança e desalento, contaminaçäo do pensamento e do sono por conteúdos do trabalho, adoecimento somato-psicológicos. Consideraçöes finais. Os resultados deste estudo evidenciam que as categorias do sofrimento no trabalho mantêm relaçäo com a frustraçäo das necessidades humanas e das expectativas profissionais dos servidores. Foi enfatizada a importância do conhecimento prático para açöes de promoçäo de saúde no trabalho.

More related